O Espaço Cubo divulgou nesta semana novidades sobre a 7a edição do Grito Rock Cuiabá. Pra 2009 o Festival vem com várias novidades. Uma delas é a duração que agora é de 5 dias, sem contar o evento Enterro dos Ossos, no sábado.
Durante os dias 20, 21, 22, 23 e 24 de fevereiro, Cuiabá receberá bandas independentes de todo o país, que aproveitam a repercussão do Grito Cuiabá para estender turnês ? no dia 28, sábado, acontece também o Enterro dos Ossos, encerrando o ciclo do Grito. Esse inclusive é um dos motivos do prolongamento do festival. Essa possibilidade de circulação em mini-circuitos fez com que 900 bandas passassem pelo Grito Rock na América do Sul em 2008.
O Grito Rock é o maior festival integrado de que se tem notícia. Surgido há seis anos em Cuiabá, o Grito se espalhou por dezenas de outras cidades em 2007. No ano passado, chegou a 50 cidades brasileiras e a outros países da América do Sul. Hoje o festival já se tornou realidade nacional para trabalhos de vários setores da cadeia produtiva da música, sejam músicos, jornalistas, produtores, videomakers, atores, profissionais do meio hip hop, entre outros vários.
Pela maneira que o festival acontece ? completamente integrado ? torna-se normal pras bandas terem facilidades de turnês como "Belo Horizonte-Uberlândia-Goiânia-Cuiabá" ou "Cuiabá-Porto Velho-Acre". E em 2009, essa possibilidade deve aumentar ainda mais, com a entrada de cidades do interior de vários estados, a partir de produtores estimulados com o sucesso do Grito na capital.
Espaço Cubo anuncia datas das prévias do Grito Rock
O Espaço Cubo ? instituto produtor do Grito Rock Cuiabá ? anunciou nesta semana as datas das quatro prévias que selecionarão jovens bandas cuiabanas para a 7ª edição chapecruz do maior festival integrado da América do Sul na cidade.
A primeira acontecerá no dia 24 de janeiro, seguida pelos dias 31, 07 e 14 de fevereiro. Ao todo quatro bandas serão selecionadas, sendo uma por prévia. A expectativa é que pelo menos trinta bandas realizem suas inscrições até o dia 23, período em que se encerram as mesmas. Os formulários de inscrições podem ser encontrados no blog da Cubo eventos (www.cuboeventos.blogspot.com).
Para Pablo Capilé, o projeto das prévias em 2009 revelará um cenário da música independente cuiabana ainda mais preparado para receber novos talentos. "O Grito é uma ótima oportunidade para que essas novas bandas apresentem seus trabalhos para o circuito da música independente nacional, pois é um momento que permite uma ampla circulação de bandas e também uma intensa troca de tecnologia com outros cenários", diz.
Em 2008, pelo menos três bandas cuiabanas excursionaram participações em outros gritos do Brasil, só a Chilli Mostarda, passou por Cuiabá, Goiânia, Uberlândia e Belo Horizonte, em quatro dias. A Rhox, a Aoxin, Macaco Bong e Banco ou Tinto por outras seis. As turnês foram financiadas em parceria com o Cubo card ?moeda complementar do EC.
Aliás, o Cubo card vem sendo uma das principais ferramentas de profissionalização do setor. A economia do escambo sempre foi uma das principais bases mercantilistas do mercado da música independente, no entanto sempre foi tratada numa perspectiva informal. "O Cubo card veio valorizar essa cultura das trocas, entendendo-as como uma das bases econômicas imprescindíveis para o crescimento do setor. O fato de estimularmos cada vez mais essas trocas de serviços e produtos vem fazendo com que a cada vez mais agentes se insiram nesta cadeia produtiva, pois eles começam a enxergar nela possibilidades reais de negócios e sustentabilidade, e não só hobby", explica Capilé.
Para saber mais sobre o tema só acessar o site www.espacocubo.org.br.
Fonte: Ney Hugo - Espaço Cubo Cubo ComunicaçãoTel: (65) 3052 0321Cel: (65) 8444-3126
Nenhum comentário:
Postar um comentário