sábado, 19 de abril de 2008


O município de Chapada dos Guimarães estará lançando a proposta da “Rota W55” no dia 21 de abril, a partir das 14 horas, na sede do Lions Clube de Chapada dos Guimarães, compondo com a programação do XXI Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura – EREA.
A “Rota W55” trata-se de uma política de roteirização, visando a restauração, estruturação, implementação, integração e difusão de atrativos e produtos turísticos da região de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde e Jaciara, tendo como base o Plano Diretor para o Turismo de 1978.
A ocasião contará com uma palestra sobre esoturismo (turismo esotérico) ministrada pelo produtor cultural, ex conselheiro estadual de cultura e ex-secretário de turismo de Chapada dos Guimarães Daniel Pellegrim e com a palestra da arquiteta Maria Elisa Costa (RJ) que chefiou a equipe que elaborou, com a consultoria de Lúcio Costa (idealizador de Brasília), o Plano Diretor para o Turismo de Chapada dos Guimarães acima citado.
Durante o evento, também será anunciada a data de lançamento da reedição em formato de livro do Plano Diretor para o Turismo de Lúcio Costa para a região da Chapada.

Programação:
14h – Lançamento – “Rota Turística W55” com fala de autoridades locais e estaduais.

14:30h - Palestra: Esoturismo – A Vocação Mística de Chapada dos Guimarães.
Palestrante: Daniel Pellegrim – produtor cultural, ex-Conselheiro de Cultura do Estado de MT, ex-Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães, atual Diretor do Museu Casa de Guimarães.

15:45 – intervalo

16h – Palestra: Plano Diretor para a Área Prioritária de Interesse Turístico – Chapada dos Guimarães, MT.
Palestrante: Maria Elisa Costa – arquiteta, atualmente coordena o acervo da Casa de Lúcio Costa no Rio de Janeiro e, recentemente, deixou o cargo de Presidente do IPHAN, o qual ocupava desde 2003.

17h – Visita à Exposição “Arquitetura & Turismo” – projetos para a estruturação do turismo em Chapada dos Guimarães.

17:30h - Coquetel.
...............................................................................................................................

Sobre a Rota W55:
Trata-se de uma política de roteirização, visando a restauração, estruturação, implementação, integração e difusão de atrativos e produtos turísticos da região de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde e Jaciara, tendo como base o plano diretor para o turismo feito por Lúcio Costa e equipe em 1978.
O itinerário ficou conhecido como Rota W55, uma vez que os atrativos turísticos estão concentrados no cruzamento do Paralelo S15 com o Meridiano W55. A idéia é promover a integração entre desses atrativos, tanto da Rota W55 que vai de Cuiabá (Rio dos Peixes) a Jaciara (Cachoeira da Fumaça) - já está sendo organizada a entrada do município de Nobres, por estar próximo da área abrangida pelo cruzamento geodésico e possuir grande potencial turístico - como dela com a “Rota do Sonho” que vai de Ilhéus a Planície de Nazca (Atlântico ao Pacífico).
A Rota do Sonho faz referência ao sonho de Dom Bosco (santo italiano, nascido em 1815 e fundador da Ordem dos Salesianos) que em 30 de agosto de 1883, teve um de seus famosos sonhos: ... “Entre os paralelos de 15º e 20º havia uma depressão bastante larga e comprida, partindo de um ponto onde se formava um lago. Então, repetidamente, uma voz assim falou: "...quando vierem escavar as minas ocultas, no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Será uma riqueza inconcebível..." desta forma a Rota do Sonho reforça aspectos místicos, ecológicos e culturais da região central da América Latina.
Esse sonho permitiu e permite várias interpretações e há quem diga que esse lugar com o qual Dom Bosco sonhou é a Chapada dos Guimarães... O fato é que esse sonho poderia estar vislumbrando locais com riquezas naturais ímpares, ideais para o desenvolvimento de um turismo sustentável, vejam só:
A linha do Equador divide o planeta em hemisfério sul e norte. O paralelo S15 é uma linha paralela à do Equador que corta o Continente Sul Americano do Atlântico ao Pacífico em sua região central. Em seu caminho cruza com cidades cujo patrimônio ambiental e cultural é de grande valor para a humanidade. Dentre esses patrimônios, citamos, por exemplo: Porto Seguro e Ilhéus, Brasília, Perinópolis, Goiás Velho, Serra do Roncador, Cuiabá e Chapada dos Guimarães, Curvelândia, Reserva do Cabaçal, Vila Bela de Santíssima Trindade, Chiquitos Bolivianos, Lago Titicaca e Planície de Nasca.
A rota que permeia os locais acima citados foi chamada de “Rota do Sonho” (uma referência ao Sonho de Dom Bosco). Trata-se, por excelência, de uma Rota Mística e Cultural, nomes como Pedro Álvares Cabral, Lúcio Costa, Cora Coralina, Coronel Falcet, os Artistas da Carta do Coração da América, Pascoal Moreira Cabral, Dom Aquino Corrêa, os padres jesuítas, Erich Von Danikem, dentre outros se inter-relacionam em aspectos análogos de misticismo e cultura.
Neste contexto, outro conceito que merece ser lembrado é o de meridiano, que é a linha imaginária que resulta de um corte efetuado em um modelo geométrico da Terra por um plano que contém o seu centro. O meridiano contém os pólos e é perpendicular aos Paralelos e à linha do Equador. O cruzamento das linhas define a localização de determinado local na terra, marcando a longitude e a latitude. O Medidiano W55 atinge uma área que começa um pouco antes do Rio dos Peixes em Cuiabá e termina na Cachoeira da Fumaça em Jaciara, sendo que as águas termais da Serra de São Vicente também estão na linha.
Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde e Jaciara são os municípios que estão no cruzamento do Paralelo S15 com o Meridiano W55 (meridiano oeste, cinqüenta e cinco graus). Neste cruzamento geodésico estão concentrados 55 atrativos à margem de estradas e rodovias, cuja visitação ultrapassa 320 mil turistas/ano, segundo fontes da revista Exame Turismo 2007. Daí o nascimento da "ROTA W55" - uma rota riquíssima em atrativos naturais, culturais e místicos dentro do Estado de Mato Grosso.

Fonte Bruno Garcia

Nenhum comentário: