sábado, 1 de outubro de 2011

Rio Eu Amo Eu Cuido faz ação de conscientização no Rock in Rio

O movimento Rio Eu Amo Eu Cuido está a todo vapor na Cidade do Rock. Com foco em minimizar o descarte de bitucas (guimbas) de cigarro no chão, o movimento está distribuindo para os fumantes bituqueiras portáteis, que cabem no bolso. No primeiro fim de semana de festival já foram entregues cerca de 40 mil bituqueiras. A ação continua essa semana.

Para a distribuição das bituqueiras, foi realizada uma parceria com o grupo cultural "Nós do Morro". São oito mímicos fazem intervenções artísticas e brincadeiras com o público para enaltecer o bom uso da bituqueira e alertar de forma lúdica os riscos do descarte da guimba de cigarro no chão ou em lcal não apropriado. Coordenado por Guti Fraga, o trabalho dos atores é baseado no improviso. Segundo Guti, o público que dita o ritmo do trabalho e das apresentações. “A idéia é brincar sem julgar.”, indica o fundador do projeto “Nós do Morro”. A ação acontece desde a hora da abertura dos portões até ás 20 horas. Ao todo serão distribuídas 100 mil bituqueiras durante todo o festival.

Devido ao seu tamanho, a bituca, ou guimba de cigarro, não é vista por muitas pessoas como um lixo nocivo, e por isso muitas vezes é descartada no chão, em canteiros de praça e mesmo na areia da praia. O que a maioria da população não sabe é que essas bitucas, independente de seu tamanho, levam cerca de 5 anos para se decompor. A idéia do movimento é que as pessoas usem o brinde no seu dia a dia, deixando de jogar a guimba em local inapropriado.

Além da ação dos mímicos o Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido instalou 100 cinzeiros fixos nos locais de maior concentração de bares e na área vip.

Há 10 anos, o Rock in Rio lançou a campanha “Por um mundo melhor”. Hoje, o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido está trabalhando para termos, através de pequenos gestos, um Rio melhor.

O Movimento

O Rio Eu Amo Eu Cuido tem o objetivo de sensibilizar o cidadão da importância das pequenas atitudes para o sucesso do Rio de Janeiro.

Idealizado por um grupo de cariocas apaixonados, o movimento visa conscientizar os moradores e visitantes da cidade que ser mais gentil, jogar lixo na lixeira, limpar as fezes do seu cachorro, urinar em local adequado, manter os cruzamentos livres e limpar as praias, são pequenos gestos que estão ao alcance de todos e que podem transformar uma cidade.

http://www.rioeuamoeucuido.com.br/





Nenhum comentário: