quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Tema da Parada Gay de 2009 de SP

Tema do 13o Mês do Orgulho GLBT de São Paulo: Sem homofobia, mais cidadania – Pela isonomia dos direitos


O tema do 13º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo foi decido nesta segunda-feira (17/11), em uma reunião na sede da APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo). Após debates ocorridos entre lideranças LGBT, apoiadores, sugestões por e-mail e duas reuniões, o tema escolhido foi: “Sem homofobia, mais cidadania – Pela isonomia dos direitos”.

Para o coordenador geral do Mês do Orgulho GLBT de São Paulo, Manoel Zanini, a discussão que o tema provoca na sociedade, todo ano, é o principal objetivo da APOGLBT. "O tema escolhido dá muita margem à discussão e, com essa antecedência, vai ser ainda melhor. Faremos o assunto repercutir para chegar com bastante força até a data do Mês do Orgulho", prometeu ele.

O vice-presidente da APOGLBT, Murilo Sarno, acredita que a população vai gostar do exemplo que a Parada de 2009 trará, ao discutir a democracia e cidadania plena. "A discussão gerou um acúmulo de idéias muito satisfatório. Mais uma vez, a Associação e o movimento LGBT se propõem a trazer mais elementos de visibilidade e cidadania à nossa sociedade. Com o trabalho que faremos baseados no tema, nós iremos questionar a realidade e oferecer alternativas positivas na busca pela cidadania".

Pela aprovação do PLC
O foco da manifestação, que culmina com a 13a. Parada do Orgulho LGBT, em 14 de junho de 2009, será a aprovação do PLC (Projeto de Lei Complementar) 122/06, que criminaliza a homofobia no Brasil, em tramitação no Senado. Os debates mostraram que é imprescindível reforçar a luta contra a homofobia e a necessidade de se fazer uma campanha pela aprovação do PLC 122/06, uma vez que este corre o risco de ser engavetado.

Por outro lado, o tema buscou abrir o debate sobre os demais direitos negados a LGBT, no país, restringindo sua cidadania. "A gente continua reivindicando a criminalização da homofobia, mas estamos nos preparando para a busca de outros direitos, agora que o PLC 122/06 deve encerrar sua tramitação no Congresso Nacional. Isso é uma evolução em relação aos temas anteriores, principalmente, em relação à plena cidadania, que pressupõe isonomia de direitos", explica Cleo Dumas, assessora jurídica da APOGLBT

Repercussão
Marcelo Hailler, da assessoria de comunicação do grupo Corsa, acredita que o tema une o movimento em torno da luta contra a homofobia. "É importante voltar ao tema da homofobia, que ainda é a principal causa de danos às pessoas LBGT. Esse tema também mostra a coesão de discurso do movimento. Se conseguirmos a aprovação do PLC 122/06, vamos poder abrir o debate sobre outros direitos negados à população LGBT".

Odézia Rodrigues, assessora da diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, também contribuiu para os dois debates e se mostrou preocupada com questões de saúde, e desrespeito aos LGBT no acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), assim como outros direitos que não são regulamentados ou respeitados. "Este tema vai dar grande visibilidade, não apenas para questões jurídicas, mas para os interesses do próprio segmento, como leis aprovadas e que não vigoram como deveriam. Também é um tema importante, pois contribui para o crescimento político dos LGBT, ao propor uma busca pela cidadania por meio da conquista de direitos".

Genivaldo Pocidônio, coordenador do Movimento Mel, de Guarulhos, gostou de participar da escolha e do debate sobre o tema: "O tema foi escolhido da melhor forma e, com certeza, atende às demandas que a comunidade LGBT necessita atualmente".

Resgate político e celebrações
Foi debatida também a organização da Parada do Orgulho, que passa pela intensificação do processo de politização de seu público. Os participantes articularam estratégias de disseminar o tema na sociedade, em nível nacional, fazendo uma campanha prévia de educação quanto ao assunto que será abordado – o que, segundo o vice-presidente da APOGLBT, Murilo Sarno, é o motivo pelo qual a escolha do tema foi antecipada.

Como, além do caráter de protesto, o Mês do Orgulho também celebra as conquistas já alcançadas, a APOGLBT trouxe para a discussão a importância de se comemorar os 60 anos da assinatura do Brasil à Declaração Universal dos Humanos e os 10 anos em que o Conselho Federal de Psicologia desqualificou a homossexualidade como desvio patológico. Entre as grandes comemorações do próximo ano, estão os 40 anos da rebelião nova-iorquina de Stonewall, pioneira na luta pelos direitos humanos dos LGBT, dando origem às Paradas do Orgulho, em todo o mundo, cujo marco é 28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBT.

O Mês do Orgulho LGBT de São Paulo é o conjunto anual de atividades de celebração e manifestação realizado pela APOGLBT, com o apoio de diversos órgãos e entidades, no qual são promovidos o Ciclo de Debates, o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, a Feira Cultural LGBT, o Gay Day e a Parada do Orgulho, na Av. Paulista. A partir da escolha do tema, que será utilizado em todas as ações, serão definidos a arte gráfica e o LGBTema (hino musical) para o próximo ano (faça o download do material da 12º edição do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo em www.paradasp.org.br).

Mais informações:
(11) 9963-1528, com Cezar Xavier
(11) 9790-8538, com Leandro Rodrigues
(11) 3331-0952 e paradasp@paradasp.org.br
www.paradasp.org.br

11 comentários:

Luan Carlos disse...

Gostaria de saber, qual a data da Parada Gay de SP de 2009?

E-mail: a.luan_carlos@hotmail.com

Obrigado!

Carol Guirado disse...

Olá,
gostaria de saber se já foi definida a data da parada deste ano em São Paulo.

para contato: carolguirado@alemdaserra.com.br

amigosateofim disse...

ola! amigos
gostaria de saber qual a data da parada gay de 2009??
pq eu e minha turma temos que alugar um lugar pra ficarmos !!
abção e espero sua resposta!!
muito obrigado

marcos_rs_js@hotmail.com

Unknown disse...

Olá. Gostaria de saber qual o dia da Parada Gay desse ano em Sampaa.

E-mail: jumaenaza@hotmail.com

Obrigada! ;D

Esse é o meu mundo! disse...

oieeeee
gostaria muito se alguém pudesse me avisar quando ocorrerá a próxima parada de 2009...
não utilizo muito a internet,só para o caso de ver e-mails,então se poderem me mandar a data e o horário no meu e-mail,agradeço desde já.

nory_mieko2@hotmail.com

Unknown disse...

È necessário mais garra. Precisamos de uma Parada mais cult, mais politizada. Tomara que a academia também se envolva. Em 2007 os alunos da USP saíram em bloco levando faixa contra a opressão. Precisamos de mais faixas e de mais blocos de estudantes protestando contra homofobia. Vamos mostrar aos protestantes, evangélicos e neopentecostais que nós também sabemos protestar pelos os nossos direitos. Pela aprovação do PL 122/06 já! Não dá mais pra brincar de carnaval na Parada! Chega de boates, músicas... isso tudo é muito bom... mas agora precisamos É DE UMA PARADA MAIS CARETA. QUE É PRA IMPOR RESPEITO. VAMOS DAR UMA LIÇÃO DE CIDADANIA AOS DOUTORES. MOSTRAR QUE SABEMOS NOS MOBILIZAR PARA LUTAR PELOS DIREITOS FUNDAMENTAIS ELENCADOS NA NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. EU SOU ESTUDANTE DE DIREITO, EM 2007 TIVEMOS UM CONTRATEMPO NA PARADA DE BELO HORIZONTE - MG. EU E OS DEMAIS MANIFESTANTES MINEIROS FICAMOS MAIS DE 3 (TRÊS) HORAS AGUARDANDO O ÍNICIO DA MARCHA, SOB À AMEAÇA DA POLÍCIA MILITAR DE PRENDER OS CONDUTORES DOS TRIOS ELÉTRICOS CASO ELES DESOBEDECESSEM À ORDEM DE NÃO NÃO NÃO DESFILAR. PARECIA TUDO ACABADO. OS ORGANIZADORES TIVEAM SEUS MICROFONES APREENDIDOS E NÃO CONSEGUIAM REPASSAR INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA A MULTIDÃO. MAS NÓS PROTESTAMOS!!!!! E FOI MUITO LINDO PORQUE TODOS NOS UNIMOS E CANTAMOS O HINO NACIONAL, EU E MUITOS ESTUDANTES, E ATÉ ADVOGADOS. FOI MUITO LINDO. NÓS CONSEGUIMOS DESFILAR E ENTROU PARA A HISTÓRIA MINEIRA A MANIFESTAÇÃO POLÍTICA PELA DEFESA DA CIDADANIA HOMOSSEXUAL.SEM TRIO OU COM TRIO ELÉTRICO. ESTÁVAMOS TODOS LÁ. PORQUE NÃO SOMOS PALHAÇOS! NÃO ESTAMOS AQUI PARA DANÇAR NA RUA FEITO PALHAÇO. ESTAMOS AQUI É PARA PROTESTAR... CONTRA HOMICÍDEOS DE HOMOSSEXUAIS EM TODO O PAÍS. O SANGUE DESSES HOMOSSEXUAIS ESTÃO CLAMANDO... E AÍ DE VÓS HIPÓCRITAS, ESCRIBAS,DOUTORES DA LEI, POR CAUSA DE VOSSA HIPOCRISIA. EU DESFILEI COM A MINHA CAMISA ESCRITO "DIREITO", POIS ERA UM ACADÊMICO DE DIREITO. (AGORA JÁ SOU BACHAREL EM DIEITO, MAS UM ETERNO ESTUDANT, AMÉM.) E VC? OQUE VC TEM FEITO PARA MANIFESTAR REPÚDIO AOS CRIMES DE ÓDIO? MÉDICOS, ADVOGADOS, ENGENHEIROS ??? ESTÃO SE ACOVARDANDO DEBAIXO DOS LENÇOIS... POR QUE NÃO PARTICIPAM DA LUTA PELA ISONOMIA DOS DIREITOS? POR QUE NÃO EXERCEM MAIS CIDADANIA? TEMOS UM PROJETO DE LEI GARRADO NO SENADO.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

OLÁ GOSTRAIA DE SABER EM QUE DIA VAI SER A PARADA GAY DO RIO DE JANEIRO... POIS ESTOU MUITO A FIM DE IR, DE BEIJAR CARIOCAS HUAU....

Unknown disse...

oi gostaria de sabe qual dada da parada gay do rio janeiro

Unknown disse...

gostaria de sabe qual dada da parada gay do rio de janeiro assim que vc sabe me fala a data quero ir me fala pelo msn isardj@hotmail

thaisa paolla disse...

gostaria de saber quando vai ser a parada gay de cuiaba ?