quinta-feira, 2 de julho de 2009

Cirurgia plástica de mama, a busca dos seios perfeitos


O padrão de beleza feminina brasileira há muito mudou. Os seios pequenos e quadris largos, que sempre foram, num passado recente, uma espécie de marca registrada da mulher brasileira deram lugar aos seios fartos na preferência nacional.
Atualmente, o implante de prótese de silicone representa o sonho de consumo de milhares de mulheres, que almejam os "seios perfeitos": maiores, mais firmes e mais sensuais. Os pacientes que se submetem a cirurgia plástica de mamas passam por uma verdadeira transformação, física e emocional, que irá influenciar no modo de encarar a vida, confiança e auto estima , já que a paciente alcança o corpo que sempre desejou e do qual pode realmente se orgulhar.
Mas o que são os seios perfeitos? “A resposta é diferente para cada mulher, e suas expectativas com relação ao resultado final também são distintas. Por isso é importante que a paciente seja sincera com o cirurgião em relação ao considera um seio perfeito para ela. A partir daí o médico poderá esclarecer todas as dúvidas e , então apresentar as melhores opções nesta cirurgia plástica para obtenção da mamas que ela sempre desejou”, afirma o Dr. Vitório Maddarena Jr, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina.
Para falar sobre o assunto e as novidades no campo da cirurgia plástica de mamas, entrevistamos Dr. Vitório Madarena Jr. Confira abaixo.


1) Na sua opinião, o que levou a mulher brasileira a optar mais por cirurgia de mama?
A mama é um órgão muito importante para a plenitude da mulher. Isso fez as mulheres procurarem formas para adquirir e para manter as mamas sempre em forma.

De uns tempos para cá, o gosto brasileiro sofreu uma certa americanização, tendo preferência por mamas maiores. Com isso, a experiência brasileira em cirurgia plástica deslocou-se para as mamoplastias de aumento, muito mais do que as de diminuição. Fruto disso, a faixa etária das pacientes diminuiu, já que adultas jovens desejando para si mamas maiores recorreram à colocação dos implantes mamários
.

2) Quais as novidades em cirurgia plástica de mama?
As cirurgias para reposicionamento ou diminuição já tem técnicas consagradas. Já nas cirurgias de aumento mamário surgiram novos desenhos e formatos de implantes mamários. A tendência de modo geral foi privilegiar a projeção da mama, com próteses cônicas ou de perfil extra-alto. Com relação às vias de colocação, continuam sendo mais utilizadas pelo sulco mamário, aréola e axilar, nessa ordem. O uso de cirurgia videoendoscópica vem ganhando força também.

3) Hoje, as próteses estão com design diferente, com bordas mais finas. O que isso beneficia a paciente? O resultado é potencializado?
O fato de surgirem novos desenhos dos implantes, ampliou o leque de opções e, consequentemente, de resultados a oferecer. Existem diversos fabricantes, com inúmeros modelos e volumes. Certamente ficou mais fácil encontrar o implante adequado para cada caso.

4) Qual a melhor técnica para a colocação da prótese?
Cada médico tem sua própria experiência, com a qual obtém seus melhores resultados. Para cada paciente há uma técnica que é a mais indicada, levando em conta suas características e expectativas com a cirurgia.

Com relação às vias de acesso, cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens, e uma consulta médica dará os subsídios para o médico indicar a melhor alternativa.

5) As cirurgias de aumento ainda são as mais requisitadas?
Antigamente a procura por diminuição de mama era muito maior que por aumento. Houve uma inversão nessa tendência, que de certa forma parece que já oscila um pouco, embora muito tímido ainda, com procura de diminuição das mamas.

6) Na contra-mão da ‘moda’ algumas celebridades estão optando por diminuir o volume das antigas próteses. Isso pode ser uma tendência?
É importante salientar que a cirurgia plástica é uma especialidade como outra qualquer, e a indicação de uma cirurgia obedece a alguns preceitos. Não se pode fazer cirurgias ao bel prazer ou simplesmente para atender a um modismo.

Nos últimos anos o tamanho dos implantes mamários veio aumentando. Há cerca de 15 anos a média era em torno de 160ml, hoje, seguramente está acima dos 250ml, isso, falando de médias, não de máximos. A questão comportamental é importante, e talvez já esteja ocorrendo um recuo no tamanho dos implantes.

7) Quantas cirurgias de mama são aconselháveis no decorrer da vida de uma mulher?
Quantas forem necessárias, considerando-se que muitas das cirurgias em mamas são por questões de doenças. Já, considerando cirurgias estéticas, não existe um número máximo estabelecido, mas cabe o bom senso, de médicos e de pacientes.

8) Quando o volume colocado não corresponde à expectativa da paciente, quanto tempo ela tem que esperar para uma nova cirurgia?
A mama leva um tempo até chegar ao resultado final. Somente após 6 meses teremos uma noção mais precisa do resultado alcançado.

9) A partir de qual idade é aconselhável realizar a colocação de prótese?
É necessário aguardar o desenvolvimento completo da mama, que ocorre por volta dos 20 anos.

10) Quando uma mulher deve optar pela redução das mamas?
Quando as mamas são demasiado grandes, há indicação para a redução. Existem parâmetros que são levados em conta durante um exame clínico para determinar se o tamanho da mama está, de alguma forma, física ou psicologicamente, causando algum mal à paciente.

11) Quais os cuidados no pós-operatório?
A mama se apóia na musculatura que movimenta o braço. É necessário, por um período, limitar a movimentação dos braços. A utilização de um sutiã apropriado e cuidados, como evitar exposição a fontes de calor e ao sol, e massagear as cicatrizes com cremes específicos, são atitudes essenciais para um bom resultado.

12) Quanto tempo após a cirurgia, o retorno aos exercícios físicos se normalizam?
Um mês após a cirurgia,os exercícios podem ser retomados, mas sempre de uma forma gradual e com acompanhamento de um profissional da área.

13) Por que é necessário esperar por este tempo?
Durante a cirurgia os tecidos internos também foram operados, dessa forma há um processo cicatricial no interior da mama. Tem de haver um repouso para que cicatrizem perfeitamente.


Vitório Maddarena Júnior é cirurgião plástico (CRM-SP 64.301) formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP é Membro da Associação Paulista de Medicina (APM), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina (SBLM) e integrante do corpo clínico do Hospital São Luiz. Atualmente é diretor da Clínica Maddarena, em São Paulo. É autor do capítulo “Fístula Umbilical Pós-Abdominoplastia” do livro Atualização em Cirurgia Plástica, editado pela SBCP-SP.


Informações para a Imprensa
Nova Casa Comunicação & Marketing
Patrícia Alves Mtb 46.219 – (11) 9101-6418
paty.alvess@terra.com.br
MSN: patyalvess@hotmail.com

4 comentários:

Unknown disse...

PARA CONSEGUIR UMA CIRURGIA PARA AUMENTAR A MAMA GRATIS

sueli da silva disse...

tenho 34 anos e fiz redução do estomago a oito anos mas fiquei com muitas sobras de pele meus peitos ficaram pequenos e caidos. não consigo me olhar no espelho nem ficar nua perto de meu marido ..será que o senhor pode me ajudar? pois não tenho dinheiro para pagar a cirurgia de reparação.me ajude pelo amor de Deus!preciso ser feliz novamente........

Unknown disse...

SOCORRO!!!! TENHO 37 ANOS E APOS GRAVIDEZ E AMAMENTAR 1 ANO E 3 MESES, MEUS SEIOS FICARAM SÓ PELE, NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR CIRURGIA PARA A RETIRADA DE EXCESSO DE PELE E VIVO EM DEPRESSÃO.

Unknown disse...

tenho 27 anos e meus seios sempre foram grandes e depois que engravidei 2 vezes fora meu corpo que ficou uma flacidez so os seios ficarão caidos de forma que não tenho mais alta estima não sou feia de rosto mas de corpo estou muito feia me ajude or favor pois não tenho cond~ções de pagar uma cirurgia .

DEUS ABENÇÕE



MICHELLE