domingo, 26 de julho de 2009

Longe de casa, perto do sucesso


Seis adolescentes de Mato Grosso figuram entre as jovens promessas do atletismo brasileiro
ao entrarem para a Rede Atletismo, principal equipe nacional do esporte.

A partir de 1º de agosto, o Centro Nacional de Excelência Esportiva (CNEE), em Bragança Paulista (município distante a 89 km de São Paulo), será o novo endereço de seis jovens de Mato Grosso. Os estudantes Adriana Dutra, Rosivane Pessoa e Olisson Krüger (Barra do Garças); Audira Barbosa (Poconé), Karoline Rodrigues (Nossa Senhora do Livramento) e Thaís Machado (Rondonópolis) são as novas promessas do atletismo brasileiro. O seleto grupo embarca neste domingo (27) para Bragança e passará a viver, estudar e treinar na cidade paulistana junto com outros atletas, admitidos pelo Novos Talentos, um projeto do Rede Atletismo.

A mudança de ares dos estudantes de Mato Grosso não significa apenas sair de casa e se habituar aos costumes da nova cidade, mas trocar o calor das cidades mato-grossenses pelo frio da cidade serrana de Bragança Paulista, onde a temperatura média anual chega a 22º C, podendo a mínima variar entre 0º e 3º C no período de inverno. Por isso, os últimos 30 dias foram para aproveitar os momentos finais perto da família. O contrato dos atletas vale um ano e 10 meses podendo ser renovado. O atleta ainda pode ser admitido pela Rede Performance, formada por atletas do porte dos medalhistas olímpicos Maurren Maggi, Vicente Lenilson e André Domingos.

O técnico Sivirino Souza, ex-atleta e treinador em Barra do Garças, afirmou que sempre apostou no talento dos jovens de Mato Grosso e tinha certeza de que teríamos atletas no projeto. “Temos um celeiro de jovens com potencial para o atletismo. Fico feliz em conhecer e saber que o Novos Talentos é um projeto sério, de credibilidade, que vem trazer oportunidade aos jovens de todo o Brasil. Temos certeza que daqui do Estado sairão muitas Karolines, Adrianas e Olissons. Desejo muita sorte a eles, e espero que tudo dê certo para essa garotada”, destacou.

“Meu maior desafio vai ser ficar longe da família, dos amigos e do meu cachorro de estimação. Mas tenho que pensar no meu futuro e agarrar essa chance com toda força e determinação”, avalia Thaís, de Rondonópolis. “Esses meninos suaram a camisa para conquistar uma vaga entre os melhores do Brasil. Fizeram bonito em uma disputa de alto nível e por isso nos enchem de orgulho. No futuro, esperamos que sejam cada vez mais campeões”, afirmou o vice-presidente de Operações da Cemat, Arlindo Antonio Napolitano.

Todos os atletas Novos Talentos terão moradia, alimentação, bolsa de estudos, auxílio financeiro, assistência média e odontológica, apoio técnico e toda a infra-estrutura necessária para o treinamento e aperfeiçoamento nas diversas modalidades de corrida, saltos, arremessos e lançamentos.

O Rede Atletismo é um projeto de formação de atletas dividido em três partes. O Rede Performance é voltado para atletas profissionais e inclui atletas como Maurren Maggi, Keila Costa e Vicente Lenilson, além da mato-grossense Nadir Sabino. O Rede Novos Talentos é o projeto dirigido a jovens com idades entre 14 e 17 anos. O terceiro e último é o Rede Futuro, em fase de implantação, que é direcionado a crianças e pré-adolescentes.